De acordo com as análises feitas pelo IBGE no mês de março sobre a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas, a previsão é de que em 2021 tenhamos uma safra recorde de 264,9 milhões de toneladas – 0,7% superior a expectativa anterior, divulgada em fevereiro, que previa uma safra de pouco mais de 263 milhões de toneladas.

Cerca de 93% da produção agrícola estimada para este ano é composta por arroz, soja e milho; juntos esses grãos são responsáveis por aproximadamente 88% da área a ser colhida em 2021; cujo total ultrapassa os 67,5 milhões de hectares e supera em 3,5% o ano anterior.

Enquanto a produção estimada para o arroz tem uma variação positiva de apenas 0,2% e para o milho negativa de 0,2% em relação ao ano anterior – a soja tem estimativas na casa dos 131,8 milhões de toneladas – uma alta de 8,5% em relação a 2020.

O Arroz deve ter produção suficiente para abastecer o mercado brasileiro e os preços tendem a ficar equilibrados – situação bem diferente da ocorrida em 2020.

O Milho tem previsão de uma produção 0,2% menor. O Mato Grosso do Sul – com uma produção de 10 milhões de toneladas, e Goiás – com 9,7 milhões de toneladas – devem participar com 12,9% e 12,4% da produção nacional, respectivamente.

A Soja, mesmo com a queda no rendimento médio das lavouras em alguns locais devido a questões climáticas, tem previsão de incremento de 10,3 milhões de toneladas no volume total produzido em relação ao ano anterior.

É imprescindível contar com peças adequadas e bem adaptadas a realidade do campo brasileiro para tirar o máximo proveito das perspectivas positivas de produção que temos para este ano. É por isso que a Della Rosa é especialista no mercado de reposição: pois traz o que há de mais moderno e seguro para todos os seus clientes – para que você consiga tirar o melhor proveito do seu trabalho, em qualquer condição. Vem com a gente!

Fontes:
SIDRA – Sistema IBGE de Recuperação Automática – LSPA - Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Agência IBGE de Notícias