O Brasil está com dificuldade para exportar vários produtos do agronegócio pela falta de contêineres e o alto custo do frete.

Por causa da pandemia, as empresas de transporte marítimo mudaram rotas e cancelaram escalas de navios. A recuperação econômica de forma desigual no mundo também está interferindo na movimentação de contêineres e no preço do frete marítimo.

Apesar do aumento do frete, não existe espaço suficiente em navios. Tornou-se comum um container pronto para ser embarcado ser deixado de última hora para embarque em um próximo navio. Muitas vezes, o custo do container parado é cobrado do exportador, mesmo sem que ele tenha responsabilidade por este tempo extra no porto.

Um levantamento recente feito com 128 empresas mostra que, dependendo da rota, o preço do transporte nos portos subiu 5 vezes, de US$ 2 mil passando dos US$ 10 mil por contêiner.

É um problema global. Navios estão ficando parados em quarentena para evitar a transmissão da Covid-19. Outros aguardam a vez para atracar em portos, principalmente da Ásia.

A movimentação de cargas aumentou muito nas rotas entre a Ásia, Estados Unidos e a Europa, e isso ajuda a explicar o desequilíbrio da oferta de contêineres no Brasil.

(Fontes: Globo Rural, 05 de setembro de 2021)