A Volvo anunciou na quarta-feira, 2, o investimento do seu próximo ciclo até 2025. A montadora irá injetar na sua operação local R$ 1,5 bilhão, que serão aplicados no desenvolvimento de novos produtos, na rede de concessionários e em novos serviços.

Está também no radar da montadora a aposta em eletrificação neste período, mas ainda não há detalhes a respeito. O que há, por ora, são testes em países vizinhos com powertrain elétrico. Para o Brasil ainda não há estimativas de quando haverá algo semelhante.

Parte deste recurso será aplicada agora em 2022, segundo Wilson Lirmann, presidente da companhia na América Latina. O executivo explicou que ainda é preciso concluir o desenvolvimento do motor Euro 6, que deverá integrar todos os caminhões produzidos no Brasil após janeiro do ano que vem; por isso a montadora antecipou uma fração do investimento.

O ano de 2021 foi recorde. No ano passado a empresa registrou seu maior volume de vendas da história no mercado brasileiro de caminhões17,9 mil unidades. Para este ano há a expectativa de que o mercado acima de 16 toneladas seja 10% maior no comparativo 2021/2022, puxado, segundo o executivo, pelas demandas oriundas das commodities, como o agronegócio, mineração e papel de celulose.

Para a operação em 2022 a empresa destaca como pontos de atenção a inflação – que poderá exercer influência nos preços dos veículos e na contratação de crédito por parte dos clientes – e a cadeia de suprimentos – considerada de difícil resolução no curto-prazo, pois de acordo com Lirmann, ainda faltam chips, pneus e componentes metálicos.

(Fonte: Automotive Business, 02 de fevereiro de 2022)