A VW Caminhões e Ônibus fez um balanço das vendas de seus caminhões elétricos e-Delivery de 11 e 14 toneladas produzidos pelo consórcio modular em Resende, RJ. Incluído o pedido inicial da Ambev, de uma centena de unidades, a montadora acaba de computar 150 veículos faturados desde o lançamento do programa de elétricos e há 110 unidades aguardando produção no início de junho. “No geral, temos ao redor de 350 negócios fechados”, informou Danielle Ritton, da divisão de relações públicas e imprensa da VWCO, esclarecendo que a opção do consórcio tem tido uma boa aceitação pelos clientes. 

Os 100 primeiros caminhões elétricos e-Delivery da Ambev estão rodando nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Joinville. A empresa já admitiu a intenção de adquirir um total de 1.600 veículos e-Delivery.

A produção do e-Delivery:
O e-Delivery é o primeiro caminhão elétrico 100% desenvolvido e produzido no país, com um projeto sob medida para o mercado nacional, inclusive no que se refere a componentes.

O caminhão da Volkswagen, por exemplo, é o único entre todos os veículos elétricos do país com motor nacional, fornecido pela WEG. Quanto às baterias, a montagem delas é feita pela Baterias Moura, uma empresa nacional, reconhecida no mercado local e com expressiva experiência. A Maxion fornece chassis e rodas para o e-Delivery, cabendo à Meritor a responsabilidade pelos eixos e à Suspensys as suspensões pneumáticas, enquanto a Aethra arma a cabine, a Carese faz a pintura e a Kroschu atende o acabamento interno.

Fonte: Setor Automotivo, 06 de junho de 2022