A indústria automotiva realiza estudos e negocia para levar o 5G para dentro das fábricas de veículos. Levantamento da Accenture Industry X aponta que a produtividade das montadoras pode crescer em até 15% com a adoção desta nova fase das redes móveis.

Aumento na produtividade das montadoras

Carlos Boechat, diretor associado da Accenture Industry X lembrou do projeto-piloto desenvolvido em parceria com a Tim e a Stellantis, que aproveitou a tecnologia 5G em sua moderna fábrica de Goiana (PE), onde são produzidos a Fiat Toro e os Jeep Renegade, Compass e Commander. O projeto teve a colaboração das três empresas no desenvolvimento de um sistema de controle de qualidade que utiliza informações na nuvem e inteligência artificial para identificar cada veículo que passa pela linha de montagem – e até detectar eventuais falhas nos processos de produção.

Boechat afirma que a evolução da tecnologia 5G e sua eventual adoção nas fábricas pode trazer uma série de vantagens para as montadoras em ganho de produtividade e otimização de recursos. “A implementação da tecnologia resulta em um ganho na qualidade do produto, redução nos custos de manutenção, e redução no consumo de energia, todos entre 5% e 15%.”

Com a adoção do 5G resultando em redução de custos, esta economia poderia ser reinvestida no desenvolvimento de produtos, em pessoas e recursos que contribuam ainda mais para uma maior agilidade nos processos e aceleração da produtividade das montadoras.

(Fonte: Setor Automotivo, 23 de maio de 2022)