A crescente eletrificação e automação de veículos terá efeitos extensos nos serviços de pós-venda dos veículos. À medida que as montadoras integram sistemas elétricos e eletrônicos mais sofisticados, os desafios da manutenção dos carros mudam.

Veículos elétricos (VEs) e autônomos trazem desafios únicos e intrincados ao ambiente de serviço que podem exigir treinamento especializado ou processos sob medida para gerenciar. Os mecânicos precisarão de novas técnicas e conhecimentos para diagnosticar e reparar veículos elétricos e autônomos de forma eficaz e, acima de tudo, com segurança.

Mudança no pós-venda

Com o advento dos veículos híbridos e elétricos (VEs) e o crescimento da conectividade dos veículos tem implicações na rentabilidade das concessionárias de veículos. No modelo de negócios convencional, as lojas dependem de atividades de pós-venda e vendas de peças rotineiras e relativamente previsíveis para otimizar os lucros. No entanto, um carro totalmente elétrico não precisa de serviço e manutenção como um a motor de combustão – não há óleo para trocar e há muito menos peças móveis.

Os VEs têm menos desgaste e, portanto, menos necessidade de manutenção. Ou seja, menos reparos com garantia – representando uma oportunidade reduzida de receita pós-venda. Assim sendo, um desafio para os revendedores de automóveis será encontrar fluxos de faturamento para substituição.

Como proteger as receitas de pós-venda de VEs?

Direcionar produtos e serviços para um determinado veículo e proprietário aumenta a probabilidade de sucesso com o upselling. Além disso, a personalização das comunicações (e-mails, SMS, Whatsapp) ajuda a garantir que os clientes se sintam especiais e valorizados pelo negócio. É muito mais fácil e econômico vender mais para clientes existentes do que aumentar o número de novos consumidores.

As concessionárias devem fazer as duas coisas, mas a abordagem anterior é amplamente considerada como um meio eficaz de reter clientes e promover vendas repetidas de produtos e serviços. Se estiver funcionando corretamente, um número cada vez maior de clientes retornará à concessionária para substituir seus carros e retornará para a assistência lá também.

Um dashboard de retenção de serviço é uma das principais ferramentas de Business Intelligence (BI) que fornece informações de retenção de clientes em tempo real. Esses relatórios de BI fornecem informações sobre a taxa de transferência de veículos, queda de veículos e taxas de retenção de clientes em todas as marcas e vendas de veículos novos e usados.

Que tal proteger as receitas de pós-venda de VE?

Novas oportunidades de venda estarão a disposição, e incluirão: testes e recarga de baterias, verificações e trabalhos de cabeamento elétrico de alta tensão, além, claro, de substituição de pneus, substituição de limpador de para-brisa, verificações de suspensão, verificações de freios, verificações de direção, rodas e luzes e todos os trabalhos associados, bem como campanhas lideradas pelo fabricante.

Fonte: Automotive Now, 07 de Julho de 2022