O Brasil conta hoje com uma frota de aproximadamente 390 mil ônibus* responsáveis pelo transporte de milhões de passageiros todos os dias.
A exigente rotina de trabalho gera desgaste intenso do sistema de transmissão desses veículos, em especial, do terminal de câmbio, que frequentemente sofre com um problema conhecido como “sacamento” do pino do terminal do trambulador / alavanca de câmbio.
Este defeito, quando ocorre, impossibilita que o veículo prossiga viagem – a troca de marchas não ocorre.
Além do custo de reparo, o proprietário do veículo necessitará rebocar o veículo à garagem ou oficina, eventualmente pagar multa por deixar o ônibus parado em um corredor exclusivo, e providenciar outro veículo para transportar os passageiros que ali ficaram.
Graças ao projeto inovador da Della Rosa, este problema não existe mais. Mesmo em situações de desgaste intenso, o pino do terminal poderá apresentar folga, mas não será sacado.
O motorista terá condições de terminar normalmente sua viagem até retornar para a garagem ou oficina e realizar o reparo.
*Dados obtidos do Relatório da Frota Circulante de 2020 - Sindipeças.