Lançado no fim de 2020, o Volkswagen Meteor vai ganhar controle de velocidade de cruzeiro preditivo (CCP). Um moderno recurso eletrônico que integra navegador GPS e câmbio automatizado. Assim, pode antecipar, de forma automática, as condições da via à frente, incluindo a topografia como subidas e descidas (com 2km de antecedência).

Volkswagen Metor

O caminhão pode, por exemplo, escolher a marcha mais adequada sem intervenção do motorista. Como resultado, apresenta redução de consumo de diesel que chega a 3%, e como o sistema também pode controlar a rotação do motor, pode gerar uma redução consistente do nível de emissões de poluentes.

Na gama do Meteor, a Volkswagen oferece dois modelos: Meteor 28.460 tem peso bruto total (PBT) de 28 toneladas, com motor MAN D26 que gera 460 cv de potência e 234,5 mkgf de torque. E, o Meteor 29.520 6×4 que tem peso bruto total combinado (PBTC) de até 74 t, e motor que gera 520 cv e 254,9 mkgf.

De acordo Cláudio Santos, consultor comercial da área de vendas de extrapesados da VWCO, o motor de 520 cv é o mais buscado pelos clientes.

Trata-se do mais potente oferecido pela empresa no País.

Segundo Santos, mesmo com a crise causada pela falta de componentes, a VWCO vem conseguindo atender os pedidos. No mercado como um todo, a espera por um caminhão pesado novo gira em torno de 120 dias.

O Meteor preenche uma lacuna que havia entre o Constellation e o MAN TGX. Desde o seu lançamento, o Meteor teve pouco mais de 4 mil unidades vendidas. Em janeiro de 2022, os modelos 28.460 6×2 e 29.520 6×4 ficaram, respectivamente, na oitava e na nona posições no ranking de vendas de caminhões pesados – e a Volkswagen quer mais.

Os testes com caminhões Volkswagen Meteor com o CCP estão bem adiantados. E ocorrem em operações reais de clientes da marca. Porém, a fabricante não informou quando o recurso estará disponível no mercado.

Fonte: Coluna Estradão, Jornal Estadão, 15 de fevereiro de 2022.